Definição de Psicologia e Neurociências

O que é Psicologia e o que são as Neurociências?

Imagino que se você visitou meu site você é igual a mim nessas curiosidades:

  • Você já parou para pensar em como o seu cérebro processa o mundo ao seu redor?
  • Por que sentimos o que sentimos e pensamos o que pensamos?
  • As respostas para essas perguntas estão no fascinante campo da Psicologia e das Neurociências.

Quem nos dá essas respostas são a Psicologia e as Neurociências. Agora vamos entender a definição de cada uma.

Psicologia: estudo da mente e do comportamento

Psicologia é o estudo da mente e do comportamento.

Essa é uma definição amplamente aceita e utilizada pela Associação Americana de Psicologia (APA). A Psicologia surgiu como uma ciência oficialmente em 1879. Essa data é um marco histórico devido a criação de um laboratório de Psicologia por Wilhem Wundt (que você poderá ler mais aqui).

Imagine só a complexidade desse momento que estou escrevendo esse texto. Uma infinidade de informações estão sendo processadas por você e por mim agora. Aqui no meu caso: eu estou ouvindo minha voz interna enquanto digito e leio, meus dedos se movimentam de modo coordenado para que eu digite as letras, palavras e frases, escuto música ao mesmo tempo, sinto minha lombar na cadeira (porque estou sentado todo torto), sinto o toque da roupa no meu corpo, a sensação térmica do ambiente, algumas memórias vem e vão rapidamente da minha memória, meus órgãos internos estão trabalhando e ainda sinto o gosto do café que tomei…

É possível estudar cada situação que citei acima, a “consciência” dessa minha voz interna, o controle motor dos meus dedos, a audição e percepção de sons, o tato e a sensação de dor, de calor, etc. São várias funções acontecendo ao mesmo tempo e eu nem tenho consciência da maioria delas e todas elas são passíveis de estudos dentro da Psicologia.

E dentro da Psicologia existem várias subdivisões, ela é muito ampla. Muito mesmo. Por exemplo, existem os pesquisadores (cientistas) que buscam entender as funções mentais ou cognitivas, os processos sensoriais básicos, mensurar o comportamento (dentro do Psicometria). Existe o tipo de Psicologia mais conhecida pelas pessoas que é a Psicoterapia, feita pelos (as) Psicólogos (as) Clínicos. Essa área oferece cuidados em saúde mental, desde o nível individual até o grupal, em todas as idades. Dentro de algumas abordagens é uma prática baseada em evidências.

Figura 1. Wilhelm Wundt (sentado), um psicólogo alemão, com colegas em seu laboratório psicológico, o primeiro de seu tipo, c. 1880 Fonte: Wikipedia

Neurociências: como o cérebro funciona…

Enquanto a Psicologia estuda a mente e o comportamento,

as Neurociências estudam a estrutura e as funções do sistema nervoso, especialmente do cérebro.

Um renomado neurocientista, Eric Kandel, ainda aponta que as Neurociências buscam entender como o cérebro produz a mente e o comportamento. O que também é uma definição interessante.

Ainda é preciso entender que as Neurociências são uma área multidisciplinar e, igual na Psicologia, possui diversas subdivisões.

Principais Subdivisões das Neurociências

  • Psicobiologia: Uma área que integra psicologia e biologia para estudar as bases biológicas do comportamento e dos processos mentais. É nessa ramificação que fiz meu mestrado e doutorado.
  • Neurociência Cognitiva: Foca em como as funções cognitivas (como memória, atenção, linguagem e raciocínio) são produzidas pelos circuitos neurais.
  • Neurociência Comportamental: Examina as bases biológicas do comportamento, buscando entender como o cérebro influencia nossas ações.
  • Neurociência Celular e Molecular: Estuda os neurônios e suas interações em nível microscópico, investigando como as células nervosas se comunicam e se desenvolvem.
  • Neurociência Computacional: Utiliza modelos matemáticos e de computador para simular o funcionamento do sistema nervoso e entender os princípios da sua organização.
  • Neurociência do Desenvolvimento: Analisa a formação e o crescimento do sistema nervoso ao longo da vida, desde a fase embrionária até a velhice.
  • Neurociência Social: Investiga as bases biológicas dos comportamentos sociais, como empatia, cooperação e julgamentos sobre outras pessoas.
  • Neurofisiologia: Estuda o funcionamento do sistema nervoso, focando nos sinais elétricos e químicos que os neurônios usam para se comunicar.
  • Neurolinguística: Examina como o cérebro processa a linguagem, desde a sua aquisição até o seu uso para a comunicação.
  • Neuroengenharia: Esta área combina a neurociência e a engenharia para desenvolver novas tecnologias que possam interagir com o sistema nervoso. Isso inclui a criação de próteses neurais, implantes cerebrais e interfaces cérebro-computador (BCIs) que ajudam a restaurar funções sensoriais ou motoras perdidas.
  • Psicofísica: É uma das subdisciplinas mais antigas e estuda a relação quantitativa entre os estímulos físicos (como som, luz ou toque) e as sensações e percepções que eles produzem. Em outras palavras, ela investiga como o mundo físico se traduz em experiência subjetiva.

Um dos grandes desafios das Neurociências é mapear nossas redes neurais e entender a complexidade do funcionamento do sistema nervoso. Essas redes neurais formam circuitos cerebrais responsáveis por diferentes funções, como o simples fato de você olhar para alguém e reconhecer essa pessoa, ou ler esse texto.

Figura 2. PET Imagem do encéfalo humano mostrando o consumo de energia. Fonte: Por Jens Maus, retirado de Wikipedia

Para você ter noção do desafio, temos cerca de 86 BILHÕES de neurônios. A capacidade de arranjos neuronais é praticamente infinita para nossa capacidade de compreensão.

E o mais importante e interessante que atualmente a Psicologia e as Neurociências se unem no campo da pesquisa do comportamento.

A Ponte entre Mente e Cérebro

Atualmente a Psicologia e as Neurociências se convergem para estudar a complexidade do comportamento, especialmente do ser humano. Elas nos mostram que a mente não é uma entidade separada do cérebro, mas sim o resultado de suas complexas interações.

Essa união revolucionou nossa forma de entender a memória, a emoção, o comportamento social e os transtornos mentais. Juntas, elas nos oferecem uma visão muito mais completa do ser humano.

Se gosta desse tipo de conteúdo, continue acessando o blog!


Algumas Referências para aprender mais:

Psicologia Clínica na Prática

📘O curso é para você que está começando na clínica e busca uma base sólida, prática e ética.

📌Professor com ampla experiência profissional, clínica e didática.

💡 Conteúdo gravado, acesso vitalício, certificado e orientação direta do Dr. Bruno Marinho de Sousa:

Publicado por Psicologia e Neurociências

Meu nome é Bruno e criei esse site e suas outras formas de divulgação (podcast, vídeos e redes sociais). A ideia é fazer divulgação científica sobre Psicologia, Neurociências e Comportamento.

Um comentário em “Definição de Psicologia e Neurociências

Deixe um comentário